Empreendedor por natureza, o Brasil possui longa tradição nessa característica e forma cidadãos com vocação para empreender. Essa foi, em linhas gerais, a mensagem deixada para o público de cerca de 400 pessoas que esteve presente, no dia 16 de maio, à mesa redonda “Empreendedorismo e Contribuições Sociais – a História do Empreendedorismo Brasileiro e Novos Desafios”, realizado na Antonio Meneghetti Faculdade - AMF.
O convidado especial do debate foi o escritor, sociólogo e jornalista Jorge Caldeira, autor de obras como “Mauá, o empresário do império” e “História do Brasil com Empreendedores”. A mesa redonda foi composta ainda por outros convidados que conhecem bem o significado de empreender: o presidente do Grupo Meta, Sr. Telmo Costa, o presidente do Grupo Processor, Sr. Cesar Leite - ambos dirigentes de grandes empresas do setor de Tecnologia da Informação -, além do Diretor de Formação do Instituto de Estudos Empresariais, Sr. Ricardo Gomes. O convidado para mediar o debate foi o Sr. Roberto Cervo, presidente da Jauru Rede de Comunicação.
O escritor Jorge Caldeira relatou que o 20 21 povo brasileiro empreende há 200 anos, desde o período imperial, que compreendeu os anos entre 1822 e 1889, data antecessora à atual República Federativa. “A economia do Brasil Colônia crescia mais do que a de Portugal. Ela era desenvolvida não tanto pelo governo, mas sim pelos empreendedores”, disse.
Caldeira apontou o empreendedorismo como uma característica inerente ao povo brasileiro e desfez o mito de que somos uma nação de pessoas com pouca vocação para o trabalho. “A ideia de empreender impregna a sociedade brasileira desde o Império”, acrescentou. O debate entre os empresários e o intelectual abordou ainda temas como a história do Brasil, economia, oportunidades para os jovens tornarem- se empreendedores na atualidade, recomendações para que tenham sucesso ao empreender, além do papel do governo em apoiar ou restringir o empreendedorismo.
A entrada do evento foi realizada mediante doação de 1 kg de alimento não perecível. Todas as doações arrecadadas foram destinadas às creches dos municípios de São João do Polêsine e Restinga Seca.
Matéria publicada no Jornal "Recanto Maestro em Dia", 5a ed., pp. 20-21.
segunda-feira, 1 de novembro de 2010
sexta-feira, 1 de outubro de 2010
O BRASIL EM ALTA PERFORMANCE
Uma edição especial da revista Performance Líder chega aos leitores, tendo como matéria de capa entrevistas exclusivas com três candidatos à Presidência da República. A jovem revista, que tem a sede de sua redação no Recanto Maestro, se afirma como um veículo diferenciado no mercado editorial. Propõe mostrar uma nova perspectiva sobre a liderança, principalmente o perfil do líder brasileiro.
É também um espaço para multiplicar para todo o Brasil a proposta do Recanto Maestro de valorização da cultura humanista. “A Performance Líder é um instrumento de fortalecimento, desenvolvimento e comunicação dessa cultura”, explica o executivo da revista, Ângelo Accorsi. “Além do público em geral, nossos leitores exercem a liderança de diferentes setores socioeconômicos no país e no mundo. São pessoas que se identificam com nosso conteúdo e desejam conhecer também o trabalho daqueles que realizam em alta performance econômica e social”, conta.
O conteúdo da revista pode ser conhecido também pelo portal on-line Performance Líder (http://www.performancelider.com.br/). Além das reportagens, entrevistas e artigos de todas as edições já publicadas da revista, esse espaço virtual traz matérias exclusivas para quem procura manter-se atualizado com as questões econômicas e políticas globais da atualidade.
Fonte: Recanto Maestro em Dia - 5. ed.
Marcadores:
brasil,
liderança,
performance líder,
presidenciáveis
quinta-feira, 2 de setembro de 2010
"HISTÓRIA DA HUMANIDADE" EM EVENTO NA FOIL DE SÃO PAULO
No maior centro econômico do país, São Paulo, nos dias 9 e 10 de janeiro de 2010, cerca de 150 empresários e profissionais de diversas áreas se reuniram para estudar um tema pouco abordado em eventos voltados para este público. Ao invés de falar somente sobre o mundo dos negócios, o evento tratou sobre a cultura clássica, a história da humanidade, do Brasil e a importância deste conhecimento para operadores empresariais e sociais.
As aulas aconteceram na sala de conferências da sede da FOIL. O Prof. Gildo Magalhães dos Santos Filho, da Universidade de São Paulo (USP), abordou clássicos da literatura da antiga Grécia, como a Ilíada, de Homero.
Um relato sobre características da cultura greco-romana, Idade Média, Renascimento, Iluminismo, as grandes guerras e a cultura brasileira foram temas abordados pelo Prof. Eduardo Afonso, historiador e doutorando da USP.
O motivo de tais assuntos terem figurado entre estes empresários participantes foi o módulo especial e aberto ao público do MBA Business Intuition “O Empreendedor e Cultura Humanista” promovido pela Antonio Meneghetti Faculdade. E por que a Faculdade se dedicou a oferecer a profissionais de negócios, conhecimentos sobre momentos que marcaram a história da humanidade? O motivo foi apresentado na conferência que o próprio presidente do Conselho Científico da AMF, o Acadêmico Professor Antonio Meneghetti, ministrou durante o mó dulo especial. “No Brasil, a cultura clássica deixou de ser estudada nas escolas públicas na época da ditadura. No entanto, o empreendedor que conhece um pouco dos bastidores da história de seu país e do mundo consegue enxergar mais possibilidades de atuação para os negócios, aprimora sua intuição empresarial. A cultura é também uma capacidade de saber responder às exigências do mercado e sociais”, diz.
Por exemplo, o executivo ou empresário que conhece a história e tradições de diferentes países e povos pode identificar mercados potenciais, saber como se comportar em uma rodada de negócios internacionais ou, simplesmente, tomar decisões que auxiliem a formação de uma economia brasileira mais forte.
O módulo especial realizado em janeiro de 2010 deu origem ao curso de extensão “Síntese Panorâmica da Cultura Humanista”, promovido pela AMF no Recanto Maestro e pela FOIL em São Paulo, desde março de 2010.
Texto publicado em Recanto Maestro em Dia, 5.ed., p. 08.
Marcadores:
antonio meneghetti faculdade,
cultura humanista,
empreendedor,
foil,
liderança
terça-feira, 10 de agosto de 2010
EDIÇÃO ESPECIAL DA PERFORMANCE LÍDER TRAZ ENTREVISTA COM PRESIDENCIÁVEIS
A publicação traz também reportagens sobre a cidade de São Paulo, a trajetória de Mário de Andrade, o XXIII Fórum da Liberdade, a reunião dos BRICs e a redescoberta do Brasil contada pelos historiadores Jorge Caldeira e Eduardo Afonso. Performance Líder entrevistou ainda Hanifa Mezoui, ex-executiva das Nações Unidas, e o Acadêmico Professor Antonio Meneghetti, que falou sobre as “Raízes da Pobreza”.
“Após um dia de trabalho, nada como poder ler algo que inspire a mente e traga conforto à alma, mostrando que não estamos sozinhos na construção sólida de uma nação que tem muito a ensinar. Que esta revista seja incentivo aos que almejam o crescimento, sempre!”, escrevem os editores, no Editorial da publicação, intitulado “Protagonismo Verde e Amarelo”.
Para mais informações sobre a publicação, acesse o site da Performance Líder. A revista pode ser adquirida nas principias bancas do país ou através do site da Ontopsicologica Editrice.
Fonte: ABO.
Marcadores:
antonio meneghetti,
brasil,
líder,
performance líder,
presidenciáveis
quinta-feira, 1 de julho de 2010
RESIDENCE DE LIDERANÇA
Vídeo de divulgação do Residence de liderança, com o Acad. Prof. Antonio Meneghetti, realizado de 24 a 26 de junho de 2009, no Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro, Brasil.
O Residence de Liderança é um evento de formacão, aberto a estudantes e profissionais, futuros e atuais líderes de diferentes áreas. Um momento para o líder conscientizar a própria intuição. Uma ocasião de life long learning organizado pela FOIL através de suas sedes localizadas em várias partes do mundo: Milão, Berlim, Ecaterimburgo, São Petersburgo, São Paulo e Recanto Maestro.
"Quem realiza bem a si mesmo, realiza bem a própria empresa".
Para maiores informaçõe, consultar o site da FOIL - Formação Ontopsicológica Interdisciplinar Liderística.
Marcadores:
antonio meneghetti,
foil,
formação,
intuição,
ontopsicologia,
residence
sexta-feira, 18 de junho de 2010
FOIL PUBLICA NOVO SITE
A FOIL – Formação Ontopsicológica Interdisciplinar Liderística – é uma empresa fundada para atender às exigências de Consultoria Empresarial e Formação Continuada de altos executivos e operadores sociais. Sua metodologia é hoje a alternativa mais eficiente para o correto entendimento das dinâmicas empresariais pela sua capacidade de:
1) compreender a globalidade da personalidade organizacional, que é formada pela unidade de ação de seu corpo societário;
2) identificar as diversas dinâmicas interpessoais que beneficiam e reforçam o core business da empresa ou que impedem o fluxo de crescimento empresarial.
Partindo dolíder da empresa, a metodologia FOIL é a vanguarda na definição do correto posicionamento da liderança no seu impacto com os diversos públicos da organização. Aquilo que faz a FOIL ser competitiva é que, através da sua metodologia baseada na ciência ontopsicológica, o tempo de diagnóstico é brevíssimo e preciso, consentindo projetar, rapidamente, uma resposta adequada ao crescimento da empresa e dos seus líderes.
Além de atividades de formação e consultoria, a FOIL produz publicações especializadas, eventos e congressos internacionais juntamente com as demais sedes independentes da empresa no mundo – Milão, Berlim, Moscou, São Petersburgo, Ecaterimburgo, Riga, Kiev e Lugano.
Para maiores informações, acesse o novo site da FOIL.
Informações do site da Associação Brasileira de Ontopsicologia.
terça-feira, 15 de junho de 2010
INAUGURAÇÃO DO CENTRO FOIL – LABORATÓRIO HUMANISTA DE FORMAÇÃO LIDERÍSTICA
Em 14 de fevereiro de 2009, com a conferência “Arte e Sociedade”, foi inaugurado em Marudo, Itália, o Centro FOIL – Laboratório Humanista de Formação Humanista. Na esplêndida moldura da campanha lodigiana, cerca de 200 pessoas entre empreendedores, psicólogos, professores e estudiosos provenientes de toda a Itália, de outros países europeus, da Rússia e do Brasil, participaram do evento realizado na Sala dos Cristais, a maior das salas de conferência do Centro FOIL.
As conferências foram proferidas pelo Prof. Paolo De Nardis, da Cátedra de Sociologia da Universidade La Sapienza de Roma, pelo Acad. Prof. Antonio Meneghetti, Presidente da FOIL. Esta conferência marcou início de um vasto calendário de eventos culturais e formativos já programados para o Centro, sede operativa da FOIL no Norte da Itália em difusão europeia para a formação humanista e empresarial.
“A formação que será ofertada neste centro – declara a direção do Centro FOIL – seguramente promoverá um avanço em direção a uma visão humanista da cultura econômica e uma realização competente e concreta de diversas problemáticas financeiras e econômicas, indicando aos vários operadores líderes a linha eficaz do resultado”.
“Com base nas novas descobertas evidenciadas durante a pesquisa dos processos psíquicos que conduzem à intuição exata – declarou o Presidente da FOIL – se inicia a informação a disposição de todos aqueles que agem a prática e a competência do contexto empresarial. Agora que o corpo está pronto, pode-se iniciar a gerir a inteligência da alma”.
Trechos extraídos e adaptados da reportagem Inaugurado o Centro FOIL – Laboratório Humanista de Formação Liderística, publicada na revista Nuova Ontopsicologia. Roma: Psicologica Ed., ano XXVI, n. 1, março 2009. pp. 46-48.
Fonte: Associação Brasileira de Ontopsicologia.
Marcadores:
antonio meneghetti,
foil,
líder,
liderança,
marudo
sábado, 29 de maio de 2010
HISTÓRIA DO BRASIL E EMPREENDEDORISMO EM DEBATE NA ANTONIO MENEGHETTI FACULDADE
O Brasil é um país com uma longa tradição de empreendedorismo e que forma cidadãos com vocação para empreender. Essa foi, em linhas gerais, a mensagem deixada para o público de cerca de quatrocentas pessoas que esteve presente no domingo (dia 16/05) à mesa redonda “Empreendedorismo e Contribuições Sociais – A História do Empreendedorismo Brasileiro e Novos Desafios”, realizada na Antonio Meneghetti Faculdade (AMF).
O convidado especial do debate foi o escritor, sociólogo e jornalista Jorge Caldeira, autor de obras como “História do Brasil com Empreendedores” e “Mauá, o empresário do império”. Caldeira apontou o empreendedorismo como uma característica inerente ao povo brasileiro e procurou desfazer o mito de que somos uma nação de pessoas sem iniciativa, passivas e ineficazes. "A idéia de empreender impregna a sociedade brasileira desde o Império", acrescentou.
A mesa redonda foi também composta por outros convidados que conhecem bem o significado de empreender: o presidente do Grupo Meta IT, Telmo Costa, e o presidente do Grupo Processor, César Leite e o Diretor de Formação do Instituto de Estudos Empresariais (IEE), Ricardo Gomes. O mediador da mesa foi o comunicador Roberto Cervo, presidente da Jauru Rede de Comunicação.
Informações do Site da Antonio Meneghetti Faculdade - AMF.
domingo, 9 de maio de 2010
CONGRESSO SOBRE LIDERANÇA E EMPREENDEDORISMO FEMININO NOS URAIS
De 20 a 23 de maio, será realizado nos Montes Urais, Rússia, o III Congresso Anual de Mulheres Empreendedoras. O evento será promovido pelo Instituto USIB, juntamente com a delegação regional do Partido “Rússia Unida”, com o apoio do Governo da Região de Sverdlovsk, da Associação Eslava de Ontopsicologia, do Centro Ecobiológico Niotan e da Foil Moscou.
O congresso deste ano terá como tema o desenvolvimento do potencial intelectual do Distrito Federal dos Urais e o papel da mulher nos negócios, na política e na educação. São aguardados para o evento empresários, políticos e acadêmicos provenientes de toda a Federação Russa, em especial lideranças das principais cidades da Região dos Urais (Ecaterimburgo, Tiumen, Cheliabinsk, Surgut).
Maiores informações sobre o evento podem ser obtidas junto ao Instituto USIB e ao Centro Ecobiológico Niotan.
Fonte: Associação Brasileira de Ontopsicologia.
Marcadores:
empreendedorismo,
liderança,
liderança feminina,
ontopsicologia
domingo, 14 de março de 2010
ONTOPSICOLOGIA NO CURSO DE ALTA FORMAÇÃO DA UNIVERSIDADE LA SAPIENZA
A Faculdade de Sociologia, da Universidade “La Sapienza” de Roma, está oferecendo para o ano acadêmico 2009-2010 um curso de Alta Formação em Criatividade e Empresa. Destinado a alunos graduados, este curso se vale das mais recentes contribuições científicas em matéria de empresa e sociedade, entre as quais figuram os avanços metodológicos da escola ontopsicológica.
O objetivo do curso é a formação de perfis profissionais completos e flexíveis no âmbito empreendedor capazes de assumirem papéis de elevada responsabilidade, através de um percurso técnico-prático centrado na aquisição de instrumentos conceituais e operativos.
O contributo da ciência ontopsicológica está presente junto às mais recentes abordagens científicas desta matéria, com o objetivo de fazer emergir uma nova inteligência empreendedora individuada, reforçada e focalizada na ação prática do sucesso: atuação da criatividade com verificação de realização.
Entre os argumentos do curso estão temáticas fundamentais da escola ontopsicológica: interdisciplinaridade do conhecimento ontopsicológico; prospectiva humanista e prospectiva psicossocial; cinelogia e empresa; Ontopsicologia, empresa e sociedade complexa; sistema e personalidade; os jovens e a realidade social.
O curso faz própria a iniciativa de longo prazo da União Europeia (que culminou na declaração de 2009 como o Ano Europeu da Criativiade e da Inovação) que visa dar forma ao futuro da Europa em um contexto de concorrência global, estimulando em todos os cidadãos o potencial criativo e inovador, competências-chave para o desenvolvimento pessoal, social e econômico. Uma figura profissional, baseada em autênticas capacidades pessoais, interpessoais e interculturais, vista também como resposta às prospectivas da globalização e da atual crise econômica.
Informações extraída do site da Associação Brasileira de Ontopsicologia. Maiores informações sobre o curso no site da Universidade La Sapienza e no site da Associação Internacional de Ontopsicologia.
Marcadores:
criatividade,
empresa,
escola ontopsicológica,
la sapienza,
líder,
liderança,
ontopsicologia,
sociologia
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010
ANTONIO MENEGHETTI RECEBE TÍTULO DE HONORIS CAUSA EM ECONOMIA NA UCRÂNIA
Acolhido na qualidade de notória personalidade científica e fundador da escola ontopsicológica, o Acad. Prof. Antonio Meneghetti visitou a Ucrânia, onde realizou um seminário de dois dias sobre o tema “Identidade, Sociedade, Ação”.
A primeira parte do evento foi realizada no recém-inaugurado Centro Ecobiológico “Vitolga”, localizado na região de Cerkasy. A segunda parte ocorreu em 18 de outubro de 2009 na Universidade de Economia e Direito de Dnepropetrovsk (DUEP). Nesta ocasião, o Prof. Meneghetti recebeu o título de Honoris causa em Economia.
A DUEP, fundada em 1993 como Academia de Management, Business e Direito de Dnepropetrovsk (na época denominada DAMBL), é uma estrutura universitária privada reconhecida pelo Ministério da Ciência e Educação da Ucrânia (como quarto e máximo nível para a ordem ucraniana). Especializada em formação em Negócios, Finanças, Contabilidade, Marketing, Direito e Interpretação, abriu desde 2007 a formação em Psicologia. A instituição hospedou em setembro de 2008 o Fórum Internacional dos Prêmios Nobel em Economia, quando foi celebrada a inauguração da fundação sem fins lucrativos “Alfred Nobel Planet”.
À conferência do Prof. Antonio Meneghetti estavam presentes as seguintes autoridades: Svitlana Kozhushko (Doutora em Filologia, Professora Associada da DUEP, Diretora do Departamento de Línguas Estrangeiras), Boris Kholod (Fundador e Reitor da DUEP, emérito estudioso da Ucrânia, Diretor do Departemento de Economia Empresarial, já foi Vice-ministro da Instrução e Ciência da Ucrânia, atualmente é Chefe do Conselho Nacional da Ucrânia para a Difusão Radiotelevisiva), Ivan Kylichenko (Prefeito de Dnepropetrovsk), Anatoliy Zodoya (Primeiro Vice-reitor, Professor e Emérito Pedagogo da Ucrânia, dirige o Departamento de Economia Internacional e Teoria Econômica), Nataliia Zinukova (Doutora em Pedagogia, Professora Associada da DUEP, dirige o Departamento de Teoria e Prática de Tradução e Interpretação), Sviatoslav Olinkin (Deputado da Ucrânia).
O evento teve ampla cobertura da imprensa ucraniana:
http://www.narodnapravda.com.ua/culture/4add71b5a191e/;
http://news.saloninfo.com.ua/news/podii.php?action=view&id=2803;
http://ictv.ua/facts/news-suspilstvo/649026/;
http://vremia.in.ua/read/776
http://duep.edu/section/news/2009/10/477/uk.html
http://duep.edu/section/university/gallerys/94/uk.html
“Sempre amei a Ucrânia – declarou Antonio Meneghetti – e me desagrada que hoje este país não ocupe o primeiro lugar onde todos aqueles que a amaram a esperavam que estivesse. Sinto que a Ucrânia é densa de futuro, forte de futuro e considero que, entre dois ou três anos, começará a desabrochar como merece. A Ucrânia deve se desenvolver de modo próprio e não olhar nem para a direita, nem para a esquerda. (...) Os gênios sinceros do Humanismo sempre foram indivíduos, jamais uma parte da massa geral. Indivíduo é aquela pessoa que segue adiante. É preciso dar a possibilidade de criar instituições universitárias privadas. Deste modo, surgirá um intercâmbio de experiência que garante a observação dos princípios democráticos”. (trecho extraído e traduzido de uma matéria da imprensa local)
Informações extraídas do site da Associação Internacional de Ontopsicologia.
Marcadores:
antonio meneghetti,
dnepropetrovsk,
economia,
ontopsicologia,
ucrânia
domingo, 7 de fevereiro de 2010
SISTEMA E PERSONALIDADE: A PESSOA PARA O SOCIAL E O SOCIAL PARA A PESSOA
Participaram do congresso estudiosos e pesquisadores de todo o Brasil, com destaque para professores da Universidade de São Paulo (USP). Além de representantes do universo acadêmico, estavam presentes psicólogos, pedagogos, médicos e empresários de todo o país.
Foram convidados para a cerimônia de abertura do congresso o Acad. Prof. Antonio Meneghetti (Presidente da Associação Internacional de Ontopsicologia), o Prof. Valery Afanassiev (Universidade Estatal de São Petersburgo, Rússia), o Prof. Alécio Vidor (Universidade Federal de Santa Maria, Brasil) e o Prof. H. Bellido Moscoso (Universidade San Martin de Porres, Peru).
Em sua exposição, o Prof. Antonio Meneghetti pontualizou a necessidade de uma re-fundação radical do critério de análise em que cada ciência (da matemática à teologia, da física à filosofia etc.) funda o próprio método de investigação. Neste congresso, ele reiterou qual seria a linha de ação principal da escola ontopsicológica nos anos que se seguiriam: “O novo endereço que eu estou dando à Ontopsicologia é a aplicação à verificação última de todas as ciências.”
O tema “Sistema e Personalidade”, já tratado anteriormente por Antonio Meneghetti e formalizado pela primeira vez em 1991 no livro de mesmo nome, é motivado pela necessidade de resolver o problema da relação entre indivíduo e mundo, identificar qual é a estrutura prática que, antes de tudo, auxilia o indivíduo enquanto pessoa e, depois, consente a melhoria de tudo o que é o tecido social.
O ente homem não é pensável sem o ente social. É fundamental encontrar nesse correlato a sinergia mais inteligente que consinta a reciprocidade de valor funcional: “a pessoa para o social, e o social para a pessoa”.
Para maiores informações sobre o tema, indica-se o texto de Antonio Meneghetti Sistema e Personalidade. 3. ed. Recanto Maestro: Ontopsicologica Ed., 2004.
Informações extraídas do site da Associação Brasileira de Ontopsicologia.
Marcadores:
antonio meneghetti,
ontopsicologia,
pessoa,
sistema e personalidade,
social,
sociedade
domingo, 31 de janeiro de 2010
A AUTOSSABOTAGEM NO INCONSCIENTE DO EMPREENDEDOR
A terceira edição da revista Performance Líder traz um artigo especial do cientista que vem abrindo perspectivas pioneiras em vários países, o Acadêmico Antonio Meneghetti. Ele enfoca o assunto da autossabotagem através de uma conferência prática e honesta sobre o tema.
Neste artigo, reelaborado a partir de duas conferências que Antonio Meneghetti realizou em 28 de fevereiro de 2009 junto à sede italiana da FOIL (Marudo, Itália) e em 8 de março de 2009 junto ao Centro Internacional de Arte e Cultura Humanista Recanto Maestro (Rio Grande do Sul, Brasil), o autor expõe de modo frio e objetivo a causa dos problemas empresarias: tudo parte do indivíduo. A importância de conhecer a si mesmo deixa de ser um discurso idealista e ganha fundamentação para a excelência e sucesso do business.
Trechos extraídos e adaptados do editorial da 3ª edição da revista Performance Líder e do artigo A autossabotagem no inconsciente do empreendedor.
Maiores informações sobre esta matéria e sobre a publicação podem ser encontradas no site da Performance Líder.
Marcadores:
antonio meneghetti,
foil,
líder,
liderança,
ontopsicologia,
performance líder,
psicologia
Assinar:
Postagens (Atom)