Participaram do congresso estudiosos e pesquisadores de todo o Brasil, com destaque para professores da Universidade de São Paulo (USP). Além de representantes do universo acadêmico, estavam presentes psicólogos, pedagogos, médicos e empresários de todo o país.
Foram convidados para a cerimônia de abertura do congresso o Acad. Prof. Antonio Meneghetti (Presidente da Associação Internacional de Ontopsicologia), o Prof. Valery Afanassiev (Universidade Estatal de São Petersburgo, Rússia), o Prof. Alécio Vidor (Universidade Federal de Santa Maria, Brasil) e o Prof. H. Bellido Moscoso (Universidade San Martin de Porres, Peru).
Em sua exposição, o Prof. Antonio Meneghetti pontualizou a necessidade de uma re-fundação radical do critério de análise em que cada ciência (da matemática à teologia, da física à filosofia etc.) funda o próprio método de investigação. Neste congresso, ele reiterou qual seria a linha de ação principal da escola ontopsicológica nos anos que se seguiriam: “O novo endereço que eu estou dando à Ontopsicologia é a aplicação à verificação última de todas as ciências.”
O tema “Sistema e Personalidade”, já tratado anteriormente por Antonio Meneghetti e formalizado pela primeira vez em 1991 no livro de mesmo nome, é motivado pela necessidade de resolver o problema da relação entre indivíduo e mundo, identificar qual é a estrutura prática que, antes de tudo, auxilia o indivíduo enquanto pessoa e, depois, consente a melhoria de tudo o que é o tecido social.
O ente homem não é pensável sem o ente social. É fundamental encontrar nesse correlato a sinergia mais inteligente que consinta a reciprocidade de valor funcional: “a pessoa para o social, e o social para a pessoa”.
Para maiores informações sobre o tema, indica-se o texto de Antonio Meneghetti Sistema e Personalidade. 3. ed. Recanto Maestro: Ontopsicologica Ed., 2004.
Informações extraídas do site da Associação Brasileira de Ontopsicologia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário