quinta-feira, 2 de setembro de 2010

"HISTÓRIA DA HUMANIDADE" EM EVENTO NA FOIL DE SÃO PAULO


No maior centro econômico do país, São Paulo, nos dias 9 e 10 de janeiro de 2010, cerca de 150 empresários e profissionais de diversas áreas se reuniram para estudar um tema pouco abordado em eventos voltados para este público. Ao invés de falar somente sobre o mundo dos negócios, o evento tratou sobre a cultura clássica, a história da humanidade, do Brasil e a importância deste conhecimento para operadores empresariais e sociais.

As aulas aconteceram na sala de conferências da sede da FOIL. O Prof. Gildo Magalhães dos Santos Filho, da Universidade de São Paulo (USP), abordou clássicos da literatura da antiga Grécia, como a Ilíada, de Homero.

Um relato sobre características da cultura greco-romana, Idade Média, Renascimento, Iluminismo, as grandes guerras e a cultura brasileira foram temas abordados pelo Prof. Eduardo Afonso, historiador e doutorando da USP.


O motivo de tais assuntos terem figurado entre estes empresários participantes foi o módulo especial e aberto ao público do MBA Business Intuition “O Empreendedor e Cultura Humanista” promovido pela Antonio Meneghetti Faculdade. E por que a Faculdade se dedicou a oferecer a profissionais de negócios, conhecimentos sobre momentos que marcaram a história da humanidade? O motivo foi apresentado na conferência que o próprio presidente do Conselho Científico da AMF, o Acadêmico Professor Antonio Meneghetti, ministrou durante o mó dulo especial. “No Brasil, a cultura clássica deixou de ser estudada nas escolas públicas na época da ditadura. No entanto, o empreendedor que conhece um pouco dos bastidores da história de seu país e do mundo consegue enxergar mais possibilidades de atuação para os negócios, aprimora sua intuição empresarial. A cultura é também uma capacidade de saber responder às exigências do mercado e sociais”, diz.

Por exemplo, o executivo ou empresário que conhece a história e tradições de diferentes países e povos pode identificar mercados potenciais, saber como se comportar em uma rodada de negócios internacionais ou, simplesmente, tomar decisões que auxiliem a formação de uma economia brasileira mais forte.

O módulo especial realizado em janeiro de 2010 deu origem ao curso de extensão “Síntese Panorâmica da Cultura Humanista”, promovido pela AMF no Recanto Maestro e pela FOIL em São Paulo, desde março de 2010.


Texto publicado em Recanto Maestro em Dia, 5.ed., p. 08.

Nenhum comentário:

Postar um comentário