quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

ANTONIO MENEGHETTI RECEBE TÍTULO DE HONORIS CAUSA EM ECONOMIA NA UCRÂNIA


Acolhido na qualidade de notória personalidade científica e fundador da escola ontopsicológica, o Acad. Prof. Antonio Meneghetti visitou a Ucrânia, onde realizou um seminário de dois dias sobre o tema “Identidade, Sociedade, Ação”.

A primeira parte do evento foi realizada no recém-inaugurado Centro Ecobiológico “Vitolga”, localizado na região de Cerkasy. A segunda parte ocorreu em 18 de outubro de 2009 na Universidade de Economia e Direito de Dnepropetrovsk (DUEP). Nesta ocasião, o Prof. Meneghetti recebeu o título de Honoris causa em Economia.


A DUEP, fundada em 1993 como Academia de Management, Business e Direito de Dnepropetrovsk (na época denominada DAMBL), é uma estrutura universitária privada reconhecida pelo Ministério da Ciência e Educação da Ucrânia (como quarto e máximo nível para a ordem ucraniana). Especializada em formação em Negócios, Finanças, Contabilidade, Marketing, Direito e Interpretação, abriu desde 2007 a formação em Psicologia. A instituição hospedou em setembro de 2008 o Fórum Internacional dos Prêmios Nobel em Economia, quando foi celebrada a inauguração da fundação sem fins lucrativos “Alfred Nobel Planet”.


À conferência do Prof. Antonio Meneghetti estavam presentes as seguintes autoridades: Svitlana Kozhushko (Doutora em Filologia, Professora Associada da DUEP, Diretora do Departamento de Línguas Estrangeiras), Boris Kholod (Fundador e Reitor da DUEP, emérito estudioso da Ucrânia, Diretor do Departemento de Economia Empresarial, já foi Vice-ministro da Instrução e Ciência da Ucrânia, atualmente é Chefe do Conselho Nacional da Ucrânia para a Difusão Radiotelevisiva), Ivan Kylichenko (Prefeito de Dnepropetrovsk), Anatoliy Zodoya (Primeiro Vice-reitor, Professor e Emérito Pedagogo da Ucrânia, dirige o Departamento de Economia Internacional e Teoria Econômica), Nataliia Zinukova (Doutora em Pedagogia, Professora Associada da DUEP, dirige o Departamento de Teoria e Prática de Tradução e Interpretação), Sviatoslav Olinkin (Deputado da Ucrânia).


O evento teve ampla cobertura da imprensa ucraniana:
http://www.narodnapravda.com.ua/culture/4add71b5a191e/;
http://news.saloninfo.com.ua/news/podii.php?action=view&id=2803;
http://ictv.ua/facts/news-suspilstvo/649026/;
http://vremia.in.ua/read/776
http://duep.edu/section/news/2009/10/477/uk.html
http://duep.edu/section/university/gallerys/94/uk.html




“Sempre amei a Ucrânia – declarou Antonio Meneghetti – e me desagrada que hoje este país não ocupe o primeiro lugar onde todos aqueles que a amaram a esperavam que estivesse. Sinto que a Ucrânia é densa de futuro, forte de futuro e considero que, entre dois ou três anos, começará a desabrochar como merece. A Ucrânia deve se desenvolver de modo próprio e não olhar nem para a direita, nem para a esquerda. (...) Os gênios sinceros do Humanismo sempre foram indivíduos, jamais uma parte da massa geral. Indivíduo é aquela pessoa que segue adiante. É preciso dar a possibilidade de criar instituições universitárias privadas. Deste modo, surgirá um intercâmbio de experiência que garante a observação dos princípios democráticos”. (trecho extraído e traduzido de uma matéria da imprensa local)

Informações extraídas do site da Associação Internacional de Ontopsicologia.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

SISTEMA E PERSONALIDADE: A PESSOA PARA O SOCIAL E O SOCIAL PARA A PESSOA

A relação entre o indivíduo e a sociedade motivou a escolha do tema do I Congresso Brasileiro de Ontopsicologia, que foi realizado de 2 a 5 de novembro de 1992, no Maksoud Plaza, em São Paulo. Organizado pela Associação Brasileira de Ontopsicologia, o tema “Sistema e Personalidade” foi apresentado sob diferentes prismas em 50 trabalhos científicos e 4 simpósios.

Participaram do congresso estudiosos e pesquisadores de todo o Brasil, com destaque para professores da Universidade de São Paulo (USP). Além de representantes do universo acadêmico, estavam presentes psicólogos, pedagogos, médicos e empresários de todo o país.


Foram convidados para a cerimônia de abertura do congresso o Acad. Prof. Antonio Meneghetti (Presidente da Associação Internacional de Ontopsicologia), o Prof. Valery Afanassiev (Universidade Estatal de São Petersburgo, Rússia), o Prof. Alécio Vidor (Universidade Federal de Santa Maria, Brasil) e o Prof. H. Bellido Moscoso (Universidade San Martin de Porres, Peru).


Em sua exposição, o Prof. Antonio Meneghetti pontualizou a necessidade de uma re-fundação radical do critério de análise em que cada ciência (da matemática à teologia, da física à filosofia etc.) funda o próprio método de investigação. Neste congresso, ele reiterou qual seria a linha de ação principal da escola ontopsicológica nos anos que se seguiriam: “O novo endereço que eu estou dando à Ontopsicologia é a aplicação à verificação última de todas as ciências.”

O tema “Sistema e Personalidade”, já tratado anteriormente por Antonio Meneghetti e formalizado pela primeira vez em 1991 no livro de mesmo nome, é motivado pela necessidade de resolver o problema da relação entre indivíduo e mundo, identificar qual é a estrutura prática que, antes de tudo, auxilia o indivíduo enquanto pessoa e, depois, consente a melhoria de tudo o que é o tecido social.

O ente homem não é pensável sem o ente social. É fundamental encontrar nesse correlato a sinergia mais inteligente que consinta a reciprocidade de valor funcional: “a pessoa para o social, e o social para a pessoa”.


Para maiores informações sobre o tema, indica-se o texto de Antonio Meneghetti Sistema e Personalidade. 3. ed. Recanto Maestro: Ontopsicologica Ed., 2004.

Informações extraídas do site da
Associação Brasileira de Ontopsicologia.