terça-feira, 10 de novembro de 2009

EM ENTREVISTA NO BRASIL, MENEGHETTI FALA SOBRE O LÍDER



Em sua edição especial de lançamento, a publicação Performance Líder entrevistou Antonio Meneghetti, que falou sobre liderança, poder, dinheiro e o perfil dos jovens empresários brasileiros. Veja abaixo trechos da entrevista.

O LÍDER

“Não se pode criar um líder. A pessoa nasce líder por natureza, porém, depois deve fazer muitos sacrifícios para chegar a uma capacidade lógica de ser líder. O líder nativo é aquele que se forma na vida, na escola, no sacrifício e em toda a cultura corrente. Porque ele será capaz, a partir da sua intuição, de desenvolver racionalidade de serviço aos seus colaboradores.

A estética no líder possui também uma margem de carisma. Quando ele fala, quando atua, as pessoas vivem, escutam, ficam melhores. Líder construído não funciona; é reality show. O verdadeiro líder sempre vem da natureza, porém, depois deve estudar, continuamente, para compreender a sociedade. A natureza deu a ele a intuição viva, pura. A sociedade lhe oferece o que precisa. Na psicodiversidade nasce a curiosidade da nossa história; da variedade, o nosso prazer de fazer sem fim.”

O MAU LÍDER

“O bem e o mal na vida não existem. O bem e o mal são consequências da individuação. Nascem da diferença entre as existências. Tudo é relativo, tudo pode retornar. Em relação à história, não existe o líder mau. Quando um líder é ruim, doente por dentro, produz destruição. O bom líder, aquele que possui o real carisma, produz resultados positivos para aqueles que estão ao redor.

O ‘primeiro’ Mussolini, ou Stalin, nasceu líder e se estragou porque não manteve a autopreservação, não seguiu a moral interior do espírito, a moral interior do Ser. Em essência, o mau líder não existe. Quando o líder vicia a si mesmo – por sexo, poder, distração de si mesmo, do seu íntimo – torna-se negativo. É um segundo efeito. Além disso, o mau líder é sempre manipulado por outras forças, por outros interesses externos. Ele perdeu o critério, o horizonte interior do bem e, por consequência, tendo arruinado a si mesmo, arruína todo o resto.”

O PODER

“O verdadeiro poder é sempre solar. O verdadeiro líder é feliz dentro de si. Mas não porque tem. É feliz porque é. O poder é fantástico. O poder não é comandar outro, é saber ser o máximo de si mesmo, é saber despertar o potencial que existe em uma pessoa que é líder. Você pode fazer, sabe fazer e depende somente da sua decisão. É como se entrasse no poder da criação, mas sempre a serviço da vida. Não é poder de capricho, não é poder infantil. Isso é pobreza interior. Quem ocupa os outros é pobre por dentro, infantil.

O poder é também sedução, é carisma. Carisma é atrair uma pessoa para fazê-la ser mais. É a capacidade de doar ao outro aquilo que o outro já tem em modo potencial. Não dou aquilo que sou. Porém, estimulo aquilo que você potencialmente é.”

Trechos da entrevista “Um homem multifacetado” que Antonio Meneghetti concedeu à revista Performance Líder. A entrevista completa pode ser lida no site da publicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário