terça-feira, 20 de outubro de 2009

EM DIREÇÃO À PSICOLOGIA DO LÍDER

Em 1981, Antonio Meneghetti afirmava: “Neste ponto, iniciarei quase um abandono do interessar-me pela psicoterapia de cura para abrir um outro caminho, aquela da aprendizagem da energia primária da vida que é a inteligência. Hoje, no mundo, discute-se com preocupação sobre o petróleo, o carbono, o urânio etc., mas a energia-base, que funda todas as outras, é a inteligência. Um povo, uma escola que saiba gerir esse enorme poder, possui a forma elementar que pode controlar qualquer energia.


Trata-se de entrar diretamente no mérito de como se facilita a inteligência, de ensinar às instituições como serem produtoras de inteligência, não de estilos, de costumes, de morais ou regras, mas de inteligência em si e por si. Dada uma situação, determina-se um só ponto otimal que a resolve, e colher constantemente esse ponto é o máximo da inteligência. Consentida a aprendizagem do ponto otimal e a realização interna e externa a cada indivíduo, então determina-se, também, uma humanidade maravilhosa”.

Assim como os pensadores do Humanismo tardio se esforçaram para informar os seus princípios aos reformadores políticos, e sobretudo ao príncipe, a fim de formar a consciência humana e desenhar a figura ideal, o líder (entendido como o momento providencial do espírito no mundo) torna-se o eixo central do pensamento e da obra de Antonio Meneghetti.

A teoria e a práxis da liderança se tornam uma verdadeira filosofia de vida, da qual resulta uma visão política, científica e social do mundo. A partir daquele momento, deixando para trás a vasta experiência maturada no ensino universitário e sobretudo na prática psicoterápica em milhares de clientes, Meneghetti endereça a ação-ponta da sua Ontopsicologia à autenticação do potencial intelectivo e criativo do líder de todas as partes do mundo, operadores na política, na economia, nas profissões e na arte.

Trecho extraído e adaptado da apresentação do livro A psicologia do Líder. 3.ed. Recanto Maestro: Ontopsicologica Ed., 2007. pp.11-13.

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