domingo, 14 de março de 2010

ONTOPSICOLOGIA NO CURSO DE ALTA FORMAÇÃO DA UNIVERSIDADE LA SAPIENZA



A Faculdade de Sociologia, da Universidade “La Sapienza” de Roma, está oferecendo para o ano acadêmico 2009-2010 um curso de Alta Formação em Criatividade e Empresa. Destinado a alunos graduados, este curso se vale das mais recentes contribuições científicas em matéria de empresa e sociedade, entre as quais figuram os avanços metodológicos da escola ontopsicológica.

O objetivo do curso é a formação de perfis profissionais completos e flexíveis no âmbito empreendedor capazes de assumirem papéis de elevada responsabilidade, através de um percurso técnico-prático centrado na aquisição de instrumentos conceituais e operativos.

O contributo da ciência ontopsicológica está presente junto às mais recentes abordagens científicas desta matéria, com o objetivo de fazer emergir uma nova inteligência empreendedora individuada, reforçada e focalizada na ação prática do sucesso: atuação da criatividade com verificação de realização.

Entre os argumentos do curso estão temáticas fundamentais da escola ontopsicológica: interdisciplinaridade do conhecimento ontopsicológico; prospectiva humanista e prospectiva psicossocial; cinelogia e empresa; Ontopsicologia, empresa e sociedade complexa; sistema e personalidade; os jovens e a realidade social.

O curso faz própria a iniciativa de longo prazo da União Europeia (que culminou na declaração de 2009 como o Ano Europeu da Criativiade e da Inovação) que visa dar forma ao futuro da Europa em um contexto de concorrência global, estimulando em todos os cidadãos o potencial criativo e inovador, competências-chave para o desenvolvimento pessoal, social e econômico. Uma figura profissional, baseada em autênticas capacidades pessoais, interpessoais e interculturais, vista também como resposta às prospectivas da globalização e da atual crise econômica.

Informações extraída do site da Associação Brasileira de Ontopsicologia. Maiores informações sobre o curso no site da Universidade La Sapienza e no site da Associação Internacional de Ontopsicologia.